quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Palavra ministrada na Célula

Os sete passos para perdição

Texto: Lucas 15:11-17


Essa é a história do filho prodigo conhecida por muitas de vocês. 

O que acontece com o Filho que despreza a casa de seu Pai para seguir seu próprio caminho? A Bíblia diz em Provérbios 14.2: "O que anda na retidão teme a Deus, mas o que anda em caminhos tortuosos despreza o Senhor."A atitude do filho foi de completo desprezo com o Pai. O Pai da parábola representa Deus e o filho somos nós. Você pode dizer: mas eu não tenho desprezado a Deus! Mas as suas atitudes é que vão confirmar se tens ou não desprezado o Senhor. Quero mostrar pra você o que existia na casa do Pai:


Na casa do Pai existia:

amor

conforto

segurança

riquezas

honra

fartura

alegria

O filho prodigo fez semelhante a Esaú trocou tudo isso por um "prato de lentilhas" , se lembram da ministração da semana passada, Esaú tem uma atitude impensada, querendo apenas satisfazer seus desejos vende seu direito de primogenitura a Jacó, seu irmão, depois em uma atitude desesperada chora clamando ao pai que o abençoasse mas já era tarde demais, o seu irmão havia recebido a benção em seu lugar. Semelhantemente fez o filho prodigo desprezou a benção de viver debaixo da cobertura do Pai e tudo mais que ele podia desfrutar por um momento de Prazer e aventura.

A gente sabe que os pais criam os filhos e algum dia eles terão de sair de sua casa para constituir sua própria família. Mas essa história é diferente pois mostra Deus como esse Pai. E não devemos jamais sair da cobertura do nosso Pai Celeste.

A primeira atitude que o filho tomou foi de exigir a herança


1. Sua exigência – “Pai dá-me” 

Ele não precisava exigir nada do Pai pois tudo já era dele, estava a disposição dele. O filho usufruía das riquezas do Pai e no exato momento tudo seria passado para Ele. Nos não podemos exigir nada de Deus pois Ele já tem nos dado tudo. Tem pessoas que dizem:"Senhor eu quero isso, dá-me" pelo contrário deveríamos dizer: Senhor a Bíblia diz que tudo já é meu, o Senhor me deu o melhor dessa terra, eu tomo posse e profetizo que vou desfrutar de tudo que o Senhor tem dado a mim por herança. O pedido do filho soou aos ouvidos do Pai com um tom de arrogância. O pai deve ter pensado : filho tudo que eu tenho já é teu como me pedes, dá-me minha herança? 


Uma atitude de ingratidão para com o Pai como se o Pai 


estivesse isentando ele de desfrutar daquilo que era seu  
por direito.





2. Sua partida – Foi para uma terra distante – v.13


Ele se distanciou da família, dos amigos, das pessoas que realmente os amava. Ele desprezou a companhia do Pai. Ele fugiu para viver sem regras, para satisfazer seus desejos, fugiu para que ninguém dissesse o certo e o errado, pois ele estava disposto a fazer o que era errado contrariando o desejo do Pai. E sabia que se o Pai estivesse por perto jamais apoiaria os seus erros. 


3. Sua vida no pecado - Dissipou os bens – v.13 

gastou o seu dinheiro com farras, mulheres, bebidas, nos tempos de hoje poderíamos: citar, drogas, cigarros e etc..Estava vivendo uma vida desenfreada, sem limites. Não percebeu que estava desperdiçando toda sua herança, até que ficou sem nada.


4. Suas experiências – Quando tinha gastado tudo – v.14 

Deve ter entrado em desespero quando se viu sem dinheiro, amigos e longe de sua família. Estava só. Muitas vezes só queremos buscar a Deus quando perdemos tudo, quando acaba as nossas forças e os nossos recursos se esgotam. 


5. Sua última tentativa – Tornou-se servo – v.15 


Buscou desesperadamente um emprego para poder saciar sua fome. Ele que antes tinha servos ao seu dispor, agora estava como um de seus empregados. 


6. Sua humilhação – Comida de porcos – v.16 


Esse jovem chegou ao fundo do poço , comendo a comida dos porcos, se alimentando de restos de comidas.


7. Sua grande miséria – Ninguém lhe dava nada – v.16 


Ele aceitou cuidar dos porcos em troca de comida. Até pra conseguir um emprego foi difícil pois estava havendo uma grande fome naquela terra e ninguém estava disposto a empregar e dar abrigo a ninguém pois isso seria custo. Eu acredito que ele implorou tanto que o homem expôs a unica alternativa para ele: ""Só tenho a comida dos porcos, se você cuidar deles terá como se alimentar" 


Conclusão: Quando o ser humano busca uma vida egoísta fora dos padrões da Palavra de Deus, receberá a recompensa dos seus atos. 



 CONHEÇA: