quarta-feira, 20 de março de 2013

Ministração da Célula


O PAI AMOROSO
Lucas15: 20-24

Introdução

Imagine a dor de uma família que tem um ente querido desaparecido. Vemos inúmeras reportagens de mães que sofrem com a esperança de reencontrar seu filho que um dia saiu de casa e não retornou ou desapareceu sem deixar nenhum rastro. O Pai que representa Deus nessa parábola também sofre, quando nós seus filhos, se distanciamos dEle.

O pai que espera- ele viu-o longe (v 20)

Esperar não é algo fácil. Muitas vezes ficamos angustiados por causa de uma longa espera. E tem pessoas que até desistem de esperar por causa dessa demora. Mas Deus, nosso Pai nunca desiste de nós, Por mais distante que estejamos Dele o seu amor é capaz de nos atrair. No livro de Oseias (11:4) diz que Ele nos atraiu com cordas de amor.

A profunda compaixão do pai-compadeceu-se (v 20) 

Talvez o filho esperasse do Pai um sentimento de profunda mágoa tanto é que ele foi imaginando que o pai não o receberia mais como seu filho. Por isso ele pensou: lhe direi- “trata-me como um dos seus empregados” Ao invés de guardar ressentimento pelo o filho que o desprezou, o Pai dessa história mostra profundo amor pelo seu filho. Deus Pai nunca age como nós agimos com as pessoas, quando alguém nos fere enchemos o nosso coração de raiva e guardamos aquele sentimento por dias e até mesmo anos. E ainda dizemos: “Eu não esqueci o que você fez comigo.” O amor de Deus é capaz de nos perdoar, no livro de salmos (103:13) diz: Assim como um pai se compadece do seu filho, Deus se compadece de nós.

O cordial amor paternal- beijou (v 20)

O beijo aqui significa que a intimidade com o pai foi restaurada. Nós não saímos por aí beijando qualquer pessoa, mas ficamos a vontade para beijar as pessoas que são do nosso circulo de amizade. Aquele filho deveria ser açoitado em praça pública segundo a lei de Moisés por que havia desonrado o Pai, mas ao invés disso ele recebe beijos e abraços no lugar de açoites. O amor do Pai é algo incrível por isso que o amor de Deus se chama graça, e graça é favor imerecido, ele ama pecadores que não merecem seu amor. Veja o que aconteceu com Jesus, foi ferido, humilhado e no final disse: Pai perdoa por que não sabem o que fazem.


O cuidado paternal-vestiu-o- vestes espirituais (v 22)

Aquele jovem chegou na casa do Pai praticamente despido imaginemos as roupas rasgadas, todo sujo, perecendo um mendigo. Mas o pai não se importou com o estado que seu filho chegou, ele não hesitou em abraçar seu filho mesmo diante daquela situação. Deus quer que você venha a Ele da forma como você está. Não espere consertar algo na sua vida para se achegar a Deus. Quanto mais à gente coloca obstáculos para vim até Deus mais difícil ficará o nosso caminho, pois o inimigo fará de tudo para que você se embarace cada vez mais. O pai vestiu aquele jovem com novas vestes. Tirou aqueles trapos de imundícias. As vestes sujas daquele filho representa a condição do pecador distante de Deus. Os nossos pecados cheiram mal diante das narinas de Deus. Por isso Deus não deixa que permanecemos como estamos e nos lava com o seu sangue, perdoa nossos pecados, nos dá vestes novas.

A homenagem do pai, renovação da aliança- deu-lhe um anel 
v 22 

Quando o Filho saiu da casa do Pai Ele quebrou a aliança, mas agora o Pai propõe que a sua aliança seja renovada dando-lhe um anel como prova de que ele continuava sendo seu filho amado.


Deixou de ser escravo- novas sandálias

Deus restaurou a sua identidade. Pois ele sendo filho havia se tornado escravo perdeu a sua identidade. Quantos filhos de Deus estão espalhados pelo mundo, vivendo como escravos. Mas Deus que mudar essa condição colocando uma sandália nova em nosso pé. Alguém que coloca uma sandália faz isso para caminhar. E essas sandálias significa um novo caminho para aquele jovem. Ele iria andar por um caminho diferente agora.


A comunhão com o pai- ceou com ele v 23

Ceia na bíblia significa comunhão. O pai mostrou que não havia nenhuma barreira entre eles, o filho deveria se sentir unido novamente a ele.


A alegria da casa do pai - regozijaram- se v24 

Assim como o pai se alegrou com o retorno do seu filho há uma grande festa no céu quando alguém se converte ao Senhor.


Conclusão:

Temos um pai amoroso que enviou seu único filho para morrer por nós para que possamos receber vida como o filho pródigo. (joão 3: 16)



Nenhum comentário:

Postar um comentário