sábado, 9 de julho de 2016

Integridade

INTEGRIDADE- POR INTEIRO PARA DEUS

Um dos maiores problemas da humanidade é a falta de caráter e integridade. A gente se assusta com tantos casos  de violência e roubo, mas que parecem normais no mundo de hoje.  O nosso país tem sido conhecido  devido a corrupção e impunidade. O dinheiro sujo tem regido a vida financeira do país e patrocinado vários e importantes acontecimentos em nossa nação. Em toda parte ouvimos gente que se vende,  e se entrega por qualquer preço, desde que leve alguma vantagem. É nesse tempo de inversão de valores que a vida de José se apresenta como um desafio para nós.
José foi sempre fiel, honesto  e íntegro em suas atitudes. Um exemplo a ser imitado e que resgata valores para nossa vida moral e espiritual. A filosofia de vida de José era: "Integridade a qualquer preço, custe o que custar" 
A história de José se encontra em Gênesis 39.1-23. José foi vendido pelos seus irmãos e foi trabalhar na casa de Potifar, ele ganhou a admiração de Potifar que o colocou como administrador dos negócios de sua casa. José estava distante da sua terra, ninguém conhecia a sua origem, nem o Deus que ele servia. Por estar distante da sua família e por ter sido injustiçado pelos seus irmãos poderia ter se revoltado e a bandoando a crença no seu Deus e perder totalmente os seus valores. Porém a sua integridade foi testada, checada e desafiada. A mulher de Potifar se interessou por ele, e o procura várias vezes, mas ele resiste ao desejo e a sedução daquela mulher. Penso que não foi fácil para ele. Alguns poderiam ter cedido com o pretexto de que "a carne é fraca" ou pensado dessa maneira : É uma vez só.. Ninguém vai ficar sabendo" 
E quantos tem sido testado, mas estão se vendendo. Longe dos olhos da família, de amigos e conhecidos. Mas não distante dos olhos de Deus. Só existe verdadeira integridade quando ela é testada.
A Bíblia  diz que ninguém pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamon)”, (Mateus 6:24).  Deus não se agrada de um coração dividido. A inconstância é algo perigoso. Deus gosta de pessoas decididas que saiba fazer as escolhas certas. O caminho  Ele já mostrou. Ele mesmo é o caminho através de Jesus que nos conduz ao seu Reino Eterno. Não podemos servir a dois senhores, nosso coração tem que ser integro, inteiro do Senhor. 
Será que temos a coragem  de orar como Davi?, em  um momento da  sua vida ele fez a seguinte oração a Deus; “… julga-me, Senhor, segundo a minha retidão, e segundo a integridade que há em mim”, (Salmo 7:8).

 Características de uma pessoa integra:

– Integridade não é o que você aparenta, mas quem  você é, quando ninguém está olhando. É um nível de moralidade excelente, sem importar-se com o que está acontecendo ao seu redor.
– Um alto padrão de honestidade, verdade, decência e honra que jamais é quebrado. É fazer aos outros aquilo que gostaria que lhe fizessem, “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós, porque esta é a lei e os profetas”, (Mateus 7:12).
– A pessoa íntegra não tem duas palavras.  As palavras, de quem é integro, não muda. Ele não usa jogos de palavras, de maneira que você nunca sabe qual é sua posição, seu sim é sim, seu não é não e o que passar disso vem do maligno, “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque, o que passa disto é de procedência maligna”, (Mateus 5:37).
– Ele se importa em  agradar a Deus e fazer o que é certo. Alguém  pode ser muito estimada pelos homens, mas pode ser  abominável aos olhos de Deus, “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque, o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação”, (Lucas 16:15).
 Resultados da Integridade
– Não mude sua palavra, mesmo que isso lhe custe,  a Bíblia diz que quem  anda em sinceridade anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos será conhecido”, (Provérbios 10:9).
–  Quando andamos em integridade levamos benção aos nossos filhos, se formos íntegros nossa descendência será abençoada,  A Bíblia diz: "O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele”, (Provérbios 20:7).
E você tem vivido em integridade diante de  Deus?  Ore ao Senhor peça que o conduza por esse caminho.

Se esse  estudo foi edificante pra você compartilhe. Quer aprender como ler e entender a Bíblia através de um método simples  Clique Aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário