quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ministração da Célula- O cego Bartimeu




O CEGO BARTIMEU 
    (Marcos 10:46-52)


Introdução

Clamar é suplicar o favor de alguém. É um pedido de socorro. Vivemos em uma sociedade onde as pessoas são orgulhosas e egoístas não querem depender de ninguém. Não querem pedir ajuda e nem querem ajudar o próximo. 
O cego Bartimeu reconheceu que precisava de ajuda por isso clamou a Jesus para que o Livrasse daquela situação.

Ele clamou para que Jesus o livrasse da Pobreza


A Bíblia faz questão de mostrar a condição desse homem. Ele estava à beira do caminho mendigando. O Cego Bartimeu não tinha identidade. Todos o conheciam como: “Bartimeu ou filho de Timeu, filho da pobreza”.  Mas Bartimeu queria mudar de vida, não queria morrer naquela situação. Ele tinha fé de que algum dia sairia da pobreza. Jesus mostra o quanto Ele se preocupa com o estado do ser humano. Ele não despreza ninguém.  Para Ele até o mendigo tem valor. Ele pode mudar a sorte de qualquer pessoa que clamar por Ele. Talvez você não esteja vivendo em uma condição de pobreza como Bartimeu, mas precisa clamar para que a sua condição espiritual mude. Você precisa reconhecer que necessita do Senhor em sua vida assim como precisamos do alimento para o nosso corpo.

Ele clamou para que Jesus o livrasse da escuridão


Aquele homem não podia ver a luz do dia por que era cego só conseguia ver escuridão diante dele. Ele também estava mergulhado em uma escuridão em sua alma causada pelo abandono, pelo desprezo que recebera das pessoas, das humilhações que sofreu. Quantas feridas foram geradas em sua alma devida essa enfermidade. Ele precisava de um alivio para sua alma por isso clamou. Quem sabe também você esteja ferida pelas circunstancias da vida. Quem sabe viveu situação de abandono e humilhação, mas saiba que Jesus está aqui para trazer cura para sua alma.

Ele clamou para que Jesus o livrasse da capa que o envolvia


O cego Bartimeu era tão pobre que seu bem mais valioso era sua capa. Com ela, ele se protegia do sol, da chuva, escondia o rosto por vergonha , medo e desprezo. Uma capa velha e suja que também estendia ao chão para atirarem sobre ela as ofertas. A capa de Bartimeu era representação da pobreza, de uma vida sofrida, da velha vida e do pecado. Mas Bartimeu estava disposto a lançar fora a capa suja do pecado e ir em direção a Jesus. Ele sabia que Jesus tinha uma nova vida para dá a Ele. E você o que precisa lançar fora? Está disposta a abandonar o pecado, o mundo, a bebida, cigarro festas... para seguir a Jesus?

Foi um clamor persistente

As palavras daquele cego foram poucas, mas surtiu um efeito poderoso em sua vida. O grito de Bartimeu era convicto, fervoroso, ele tinha conhecimento do Messias. Ele sabia quem Jesus era: O filho de Davi, ou seja, o enviado de Deus para trazer salvação ao seu povo. Ele acreditava ser aquela, uma grande oportunidade de mudança. A única, a maior oportunidade da vida! De modo, que não vacilou na investida por sensibilizar Jesus: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Deus também quer ouvir o seu clamor não desista de clamar por sua vida, pelo seu filho, por sua família. Seja qual for à situação Deus nos ouve e está disposto a nos ajudar.

Um clamor que atraiu o milagre

Ele clamou até ser ouvido e a sua persistência e fé trouxe o milagre. Jesus pergunta aquele homem. O que Queres? É claro que Jesus já sabia a sua necessidade. Mas ele queria que aquele homem verbalizasse, confessasse com a sua boca qual era o seu maior anseio. Aquele cego chegou diante de Jesus sabendo o que queria. : “Eu quero ver”! Mesmo sendo repreendido pelas pessoas que pediam que ele se calasse, mas Ele não se intimidou lutou pelo seu milagre.

Conclusão

Jesus te pergunta hoje: “Que queres que eu te faça?” .




Nenhum comentário:

Postar um comentário